30 de abr. de 2012

Renascimento Italiano

O Renascimento Comercial e Urbano
   
   O período conhecido como Renascimento corresponde a fase final da Idade Média. Época de transformações na estrutura, política, econômica e social. O sistema feudal é substituído gradualmente, pelo Capitalista; o reflorescimento comercial, a melhoria nas técnicas agrícolas, além de movimentos como as Cruzadas abalaram as relações entre senhores e servos,  gerando o renascimento das cidades.



   A região da Península Itálica (atualmente a Itália) localizava-se numa ponto estratégico próximo ao oriente, e das  principais rotas comerciais do período.




   Graças a essa característica geográfica, havia uma ampla camada de comerciantes enriquecidos, que investia parte de sua riqueza em obras de arte, ou melhor financiavam artistas, o que representava poder, esses comerciantes que financiavam artistas eram conhecidos como mecenas.

   O mecenato só era possível devido a existência de acumulo de capitais provenientes do comércio, nesse sentido, atribui-se a primazia do renascimento cultural na região da Península , à sua condição de centro comercial, ou seja a arte estaria diretamente ligada ao capital oriundo das atividades comerciais, as três cidades mais desenvolvidas da época foram Gênova, Veneza e Florença.    Outros regiões desenvolveram-se artisticamente, como Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Polônia e Países Baixos.

Principais características do movimento renascetista:

  • Valorização da Antiguidade Clássica, isto é, o modelo artístico antigo é a referência dos artistas renascentistas.
  • Antropocentrismo, o homem passa a ser entendido como o centro do Universo e não mais Deus (Teocentrismo) visão que vigorava durante a Idade Média.
  • Ciência e a racionalidade passam a ser entendidas como elementos de explicação do mundo em contraposição ao  religioso que vigoravam no modelo anterior.
  • Realismo artístico, isto é a busca de representações perfeitas da realidade.
  • Valorização de diversas áreas do conhecimento formando um entendimento amplo da realidade. 
Na montagem de imagens, no quadrante da esquerda(alto) Rubens, o Rapto das filhas de Leucipo; na direita (alto) A escola de Atenas de Rafael Sanzio, na parte de baixo a esquerda, Monalisa de
Leonardo da Vinci e a direita Teto da Capela
Sistina por Michelangelo.  



   Na Itália os artistas mais notáveis do período foram:  Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520).


A seguir separei alguns slides sobre as principais características do renascimento.


Assista a aula: Gênios do Renascimento




Teste seus conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...