4 de abr. de 2012

Mudanças do Neolítico

casa pré-históriaA vida dos homens na terra é a historia da evolução e da modificação. No início não morávamos em cidades modernas, mas sim junto com os animais e em contato com a natureza.



    Para relembrar o que es estudamos sobre a  Pré-História observem os slides abaixo.




    A evolução, como estudamos ocorreu no decorrer de milhões de anos... fica difícil imaginar tanto tempo. Algumas mudanças foram lentas, mas a partir do uso do fogo a espécie humana tomou novos rumos.

   Além da descoberta do fogo, a agricultura e a criação de animais revolucionaram (mudaram completamente) a vida humana, nunca seríamos os mesmos. Com a nova reserva de alimentos não seriamos mais reféns de nosso apetite ou dito de outra maneira, do estômago, que impulsionava os paleolíticos para a caça e muitas vezes para a morte.
  
    A população aumentou drasticamente e de caçadores nômades (sem moradia fixa) tornamos  agricultores sedentários (com moradia fixa), mesmo que a caça não tenha sido abandonada completamente.
   
   Observem que imagens interessantes sobre o novo estilo de vida.

Imagem 1- A Agricultura





Imagem 2 - Charge sobre a Revolução do Neolítico.





Imagem 3- A vida sedentária.


 
Observaram com atenção?

    Agora no caderno de História comente as 3 imagens acima, o que entenderam de cada uma delas? E não se esqueça dos detalhes.


   A reserva de alimentos gerada pela agricultura e criação de animais tornou a vida mais complexa. Os agrupamentos humanos formaram aldeias que posteriormente se tornaram as primeiras cidades.
    
    Você sabia que as primeiras cidades surgira numa região conhecida como Crescente Fértil, que fica entre a África e o Oriente Médio.  




Imagem Crescente Fértil



    Até parece uma lua minguante, deitada... Mas porque essa região ficou conhecida como “Crescente Fértil”?



Uruk, uma das primeiras cidades, localizada na antiga Mesopotâmia.



Cidade da Antiguidade

    
   Esse agrupamentos humanos foram se desenvolvendo, o trabalho foi dividido entre serviço de homem e de mulher, com o passar do tempo surgiram as primeiras profissões.Os homens criaram novas necessidades, surgiram algumas civilizações, como iremos estudar no decorrer do ano. 
    
   A segurança proporcionada pela agricultura e pelas cidades fez com que os homens criassem novas técnicas, desenvolvessem cultura, religião e a escrita, mas isso já é assunto para a próxima aula.
Bons estudos,
Professor Rafael.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...