12 de mar. de 2012

Pré-História e Arqueologia

imagem r7.
   O termo "Pré-história" refere-se ao período de tempo que vai do surgimento dos primeiros hominídeos, há aproximadamente 04 milhões de anos, ao surgimento da escrita, de 05 a 06 mil anos.

   O período de tempo posterior ao surgimento da escrita seria designado por "História", nessa concepção:
Pré-História= antes da escrita.
História= após o surgimento da escrita.
   A Arqueologia é a ciência que estuda os grupos humanos antes e depois da escrita.
   O sítio arqueológico é o local onde existe restos materiais, vestígios de antigas civilizações ou grupos humanos. Cabe ao arqueólogo e sua equipe, delimitar o espaço, separar os vestígios e enviar a laboratórios para que sejam datados, isto é, para determinar a idade dos fósseis e objetos encontrados.
   Posteriormente, são construídas hipóteses que explicam como tais povos ou civilizações viveram naquele local, num determinado período de tempo.
   Atualmente tais pesquisas são feitas conjuntamente, isto é, através de diversas disciplinas, que se completam e possibilitam um entendimento amplo da vida de antigos grupos humanos. A pesquisa pode englobar diversos aspectos da vida cotidiana, como suas vestimentas, dieta alimentar, rituais religiosos ou ligados a elementos culturais, divisão de trabalho  e sociedade, relações de gênero, práticas econômicas, dentre outras.
   Por fim vale ressaltar que tais estudos têm sua validade em relação aos vestígios encontrados, as pesquisas científicas e as hipóteses levantadas pelos pesquisadores. Sendo de essencial importância para o entendimento de etapas de evolução dos Homo Sapiens e mesmo de outros hominídeos.
   
   Para aprofundar o conhecimento sobre a Pré-História e a Arqueologia selecionei alguns sites, imagens e vídeos para que compreendam um pouco mais sobre essas disciplinas. No final da postagem deixei um trabalho para o final do bimestre.

Bons estudos,
professor Rafael


Sugestão de sites:

Site com informações básicas sobre Os períodos da Pré-História.
http://www.suapesquisa.com/prehistoria/

Site destinado a arqueologia brasileira.
http://www.itaucultural.org.br/arqueologia/

Site com diversas informações sobre a Pré-História e a Arqueologia.
http://www.avph.com.br/

Site com informações sobre Arqueologia e a Pré-História.
http://www.brasilescola.com/geografia/o-que-e-arqueologia.htm
Sugestão de vídeos:


Documentário: Antes de dominarmos a terra, caçar ou ser caçado. (46 min)

Neste vídeo podemos acompanhar algumas das mudanças que o gênero homo sofreu durante parte do períodos Paleolítico. Em especial, mostra a aprendizagem da caça através da observação de outros animais e a descoberta e uso do fogo.






Episódio do Chapolin sobre Arqueologia. (24 min)

Episódio engraçado em que podemos observar um sítio arqueológico. Não se esqueça que é uma comédia do Chapolin. 







Jogo sobre a Vida no Paleolítico, encare o desafio!

No jogo podemos descobrir algumas mudanças e aprendizado do homem no Paleolítico.










Pré-História » Quiz School






 
Trabalho 1º Bimestre


Olá 5ªA e 5ªB,

      Estamos no final do bimestre, organizem os materiais e estudem para a prova. Para completar a nota estou disponibilizando o trabalho final. Não se preocupem ele é bastante simples.
      Observem as seguintes imagens:


 Galeria de Imagens da Pré-História

evolução humana instrumentos


construção das primeiras armas


caçadores nômades



 
uso do fogo

 
agriculturas em aldeias

cotidiano neolítico





      Desenvolva uma história sobre a Evolução Humana. Não se esqueça de contar o que o homem aprendeu no decorrer da história, por exemplo, usar armas, o fogo, plantar, criar animais, comunicar, escrever, viver em grupo. Explique a importância de cada descoberta e como elas contribuíram para a evolução da espécie humana. (O texto deve ter um mínimo de 20 linhas) Depois de escrever você deve fazer um desenho que ilustre sua história, use e abuse da criatividade. Qualquer dúvida pergute ao professor ou poste um comentário.

Bom trabalho.
Professor Rafael.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...