29 de fev. de 2012

Fontes Históricas

   Como os historiadores extraem informações para escrever livros e artigos sobre seus estudos? A escrita da história ocorre após pesquisas que podem ocorrer de diversas formas: análise de materiais impressos, como documentos antigos, livros, revistas; de objetos vídeos e imagens e mesmo através de uma entrevista.


O que são fontes Históricas?
   As fontes históricas são todos os materiais utilizados pelos historiadores para escrever a História. Isto é, todos os conteúdos que são apresentados nos livros de História são os resultados de pesquisas feitas pelo autor e pela equipe que escreveu o livro.
   Há dois tipos principais de fontes históricas, as primárias e as secundárias. A primárias são as fontes em primeira mão, por exemplo, o livro Teogonia, escrito pelo grego Hesíodo, retrata a mitologia grega desde seus primórdios, ou seja, um texto que foi escrito naquela época por alguém que presenciou aquela concepção de mundo, nesse sentido o livro (Teogonia) é considerado uma fonte primária.
   Já um livro de um autor do século XX, sobre a mitologia grega é considerado uma fonte de segunda mão, ou uma fonte secundária.
   No século XIX, havia uma grande valorização das fontes escritas. No decorrer do século XX, outras fontes foram consideradas fontes históricas, como as fontes visuais, audiovisuais e orais.
   Ou seja, as fontes históricas são materiais, como fotos, imagens, vídeos, objetos, entrevistas, dentre outros elementos que permitem a reconstituição de alguns aspectos que constituíram o passado histórico, possibilitando assim a escrita da História. 
Imagens:
montagem fontes históricas
Esquema extraído do blog: vaniareginahistoria.blogspot.com

esquema sobre fontes históricas
Esquema extraído do blog: hoplitasdahistoria.blogspot.com
exemplos de fontes históricas
Esquema extraído do blog: cadernodigitalluisaebrunal.blogspot.com









Vídeo: "Fontes históricas em vídeo" - pequeno vídeo (2:20 minutos) que explica através de imagens de arquivos e textos o que são fontes históricas. Uma boa montagem sobre o assunto. 



Atividade
Observe as imagens, assista ao vídeo e responda em seu caderno o que são:

a) Fontes Escritas:
b) Fontes Orais:
c) Fontes visuais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...